terça-feira, 13 de março de 2012

4.ª sessão - Cartoons - "A Humanidade em Ação"


Stephane Peray, da nacionalidade francesa, publicou,em 2007, o cartoon intitulado “A Humanidade em Ação” no jornal Gulf News
O cartoon mostra o planeta Terra com o formato de um caixão, dando a ideia de que este se está a fechar para sempre, a enterrar-se a si próprio. De interior do caixão com as cores do oceano (azul) e a cor natureza (verde), saem uns braços que estão a pregar pregos para o fechar e enterrar. Parece que essas pessoas, a Humanidade, já nao quer viver mais no nosso mundo e que quer morrer.
Este cartoon mostra perfeitamente a mensagem que quer transmitir, a da autodestruição do planeta. A ação do Homem sobre a Natureza é negativa fazendo com que este se destrua! Podemos dizer que o Homem está a cavar a sua própria sepultura.

Daniela Monteiro, 9.º A

terça-feira, 6 de março de 2012

4.ª sessão - Cartoons - Controlo de armamento





O autor do cartoon “Controlo de Armamento” é Tom Janssen, um cartoonista holandês que o publicou no jornal Trouw, no ano de 2007. 
Na imagem, vejo duas máquinas de self - service, uma para bebidas e outra para armas. Vejo adultos a passar e reagem de uma forma perfeitamente normal, não se sentindo incomodados com aquilo que vêem, apesar de ser uma situação completamente estranha, aos nossos olhos.
Este cartoon é uma clara crítica à forma excessivamente facilitada de como se pode adquirir uma arma, aqui comparada à compra de uma coca-cola. Infelizmente, é uma situação muito frequente em todos os países, mas mais com mais ocorrências nos EUA. As cores da imagem são cores vivas para despertar a atenção de qualquer um.


Patrícia Vila-Chã, 9.º A

sexta-feira, 2 de março de 2012

4.ª sessão - Cartoons - TV



Vou comentar o cartoon “TV” que foi feito pelo cartoonista grego Panos Maragos e publicado no jornal TV Ethnos, em 2007.
Neste cartoon, surge a imagem de um pódio, estando em primeiro lugar a Televisão pelo facto de ser o mais utilizado. A Televisão permite-nos ouvir e ver vídeos, imagens, notícias e muito mais  o que não é possível com o rádio e com os livros. Em segundo lugar, surge a Rádio, que nos permite ouvir músicas, notícias, etc, mas que é utilizado vez menos do que a televisão. Em terceiro e último lugar, estão os livros que são utilizados cada vez menos, devido à maior importância dada à televisão e ao rádio.
Pela análise da imagem, podemos concluir que as pessoas lêem cada vez menos livros, dando preferência à televisão.

Paulo, 9.º A